sábado, 6 de março de 2010

Quixadá - Ceará

Quixadá é uma opção de turismo e aventura no Nordeste que não envolve praia.
A cidade está plantada entre os monolitos do sertão central. O mais famoso deles tem a forma de uma galinha e ficou conhecido por Galinha Choca. A pedra é o cartão postal da cidade e pode ser vista de qualquer ponto da cidade.
O Açude do Cedro, mandado construir pelo Imperador Pedro II, é talvez a referência mais antiga sobre a cidade. Sua construção demorou 25 anos. Mais recentemente construíram um santuário dedicado a Nossa Senhora do Sertão.
Conhecida como a terra dos monolitos, Quixadá possui um tipo de formação rochosa que é única no mundo pela altura que as pedras atingem. Por isso a região é muito procurada para a prática de esportes radicais como rapel e montanhismo e sedia uma etapa do campeonato mundial de vôo livre e parapente.
Entre as trilhas ecológicas mais conhecidas da região destacam-se a Trilha do Boqueirão (Fazenda Reduto), a Trilha Cabeça do Gigante (Fazenda Santa Fé), a Trilha da Barriguda (Fazenda Magé) e a Trilha das Andorinhas (Fazenda Junco).

Dicas:
-Conheça a Serra do Estevão. Localizada a 12 km de Quixadá, o lugar é um paraíso coberto de vegetação a 400 metros de altitude. Estando lá, não deixe de conhecer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1903 em estilo barroco. A serra também abriga outro ponto turístico da região, o Mosteiro da Santa Cruz, também construído em 1903, em estilo colonial.
-Fotografe a Pedra da Galinha Choca, o monolito mais famoso da cidade. Segundo a lenda, ela seria a mãe de todas as outras pedras e já teria mudado de localização.
-Visite a Pedra do Cruzeiro, localizada no centro da cidade e a Pedra Falante, ou Faladeira – assim conhecida por reproduzir as vozes emitidas no seu sopé.
-Confira o artesanato da região – em tecelagem, trançado, couro e renda.
-Não deixe de conhecer o Açude do Cedro, o sétimo maior reservatório de água do Ceará. Dispõe de locais para banho, pesca de barco e para prática de esportes náuticos.
Fonte: http://roteiroceara.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário