sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Serra Negra, em São Paulo, proporciona clima romântico aliado a belas paisagens

by Shigoto.com Agencia de Turismo
serranegra 1

Ao passear pelas ruas de Serra Negra, logo se vê que a cidade acolhe todo o tipo de visitante. Desde famílias com crianças que percorrem parques e sítios em busca de contato direto com a natureza e passeios lúdicos, ecoturistas que procuram trilhas e cachoeiras para praticar esportes radicais até casais que encontram no destino a calmaria e o romantismo que a estância cercada por montanhas proporciona.

Além de contar com uma rede hoteleira bem estruturada, a diversidade de turistas que circulam por Serra Negra reflete também a variedade de opções de programas e passeios que se pode encontrar na cidade. Apesar de o destino ser mais procurado durante o inverno, quando o comércio de malhas e artigos de couro está em alta, as atrações de esportes radicais e turismo rural podem ser aproveitadas o ano todo.

Localizada ao norte do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a Estância Hidromineral de Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista. A qualidade terapêutica de suas águas minerais e as inúmeras fontes de acesso público espalhadas pela cidade fez o município ficar conhecido como "Cidade da Saúde".

serranegra 2

História

Fundada em 23 de setembro de 1828, Serra Negra se situa no sopé do alto de uma montanha com altitude de 1.300 metros. A cidade leva esse nome porque na época da fundação a vegetação era muito escura e tal característica se tornou a referência mais forte do local para os que circulavam pela região.

serranegra 3

No início do século 18, muitos colonizadores procuravam terras nos locais cortados pelos caminhos que ligavam o litoral à região das minas de Goiás. Mas como o acesso a estas terras era difícil por causa das montanhas de cor negra, o povoamento só veio a acontecer nos idos do século 19, com Lourenço Franco de Oliveira, considerado o verdadeiro fundador da cidade.

De Bragança Paulista, sua cidade natal, ele decidiu sair pelos sertões com sua família e uma caravana de escravos até chegar a Mogi-Mirim, uma espécie de posto avançado da época, que ligava a sede da capitania de São Paulo às terras desconhecidas. Fixou residência na região que hoje leva o nome de Bairro das Três Barras.

Lourenço propôs aos moradores da região a fundação de uma capela, que foi erguida em nome de Nossa Senhora do Rosário do Rio do Peixe. Segundo a tradição, a imagem da santa foi vista perto de um velho tronco de árvore e a crença popular afirma que a Santa desejava não sair da companhia do velho tronco. E o povoado obedeceu ao desejo da Santa.

A concessão de Capela Curada a Serra Negra foi feita em 1828, a pedido de Lourenço Franco de Oliveira ao Bispo Diocesano de Mogi-Mirim, fato que originou a data de fundação da cidade. Serra Negra se tornou município em 24 de março de 1859, e mais tarde, foi elevada à categoria de Cidade, em 21 de abril de 1885.

serranegra 4  

O plantio de café em larga escala na cidade teve início em 1873, quando os lavradores deixaram de cultivar apenas cereais. A chegada dos imigrantes italianos para trabalharem nas lavouras de café em 1880 influenciou intensamente o povoado de Serra Negra, que até então tinha apenas costumes da tradição portuguesa em suas raízes.

No início do século 20, a cidade já contava com um ramal férreo da Mogiana (desativado em 1956), rede telefônica, luz elétrica, jornais, posto de saúde e um hospital, banco, teatro, cinemas e muitos estabelecimentos comerciais. Descobertas por Luiz Rielli em 1928, as fontes de águas minerais e radioativas ganharam fama e começaram a ser exploradas comercialmente. Em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de Estância Hidromineral e Climática.

serranegra 5

Atrativos

Passar dias reclusos no campo, percorrendo a rota de queijos e vinhos, tomar um banho de cachoeira e andar a cavalo são opções de lazer que estão acessíveis não só para quem se hospeda em hotéis fazenda. A vantagem é que dá para mesclar esse tipo de passeio com tardes de compras no centro comercial e ainda aproveitar para curtir o circuito de bares, cafés e restaurantes da cidade.

Há algumas festividades que têm se tornado freqüentes e recentemente foram integradas ao calendário oficial da cidade. Há dois anos acontece o Coreto Paulista, festival que promove apresentações de bandas sinfônicas e de coreto. No mês de julho, há um festival de inverno com diversas atrações musicais se apresentando pela cidade. Há ainda o Adventure in Serra, que promove um encontro de jeeps e motos na cidade e o Degusta Café, que reúne cafeicultores e promove eventos de degustação do produto. Em setembro, Serra Negra promove a sua Festa do Peão de Boiadeiro e um desfile de cavaleiros.
Conheça Serra Negra com a Shigoto.com Contato 11 3101-8193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário