quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Caving

Caving é o esporte onde o praticante visita as cavernas para contemplar suas formações e belezas, num mundo subterrâneo de surpresas onde encontramos vários tipos de animais, plantas, formações de rochas sedimentares, rios e cachoeiras.
Para praticar o Caving é necessário estar com um guia experiente e equipamentos de proteção como: capacetes, lanternas elétricas ou de acetileno e um calçado resistente.
Há milhares de anos atrás, o homem já demonstrava grande interesse pelas cavernas. Não para estudos e pesquisas, mas sim como abrigo e moradia. Hoje o homem se volta para as cavernas com o objetivo de estudá-las e preservá-las. É o caso da Espeleologia, atividade interdisciplinar com metodologia e fins específicos voltados ao estudo de cavernas e cavidades naturais, tendo como objetivo, a exploração, pesquisa, documentação e preservação das cavernas.
Mas existem pessoas que se interessam apenas pela aventura de explorar cavernas, sem qualquer fim científico. Para isto foi criada uma atividade chamada Caving ou Cavernismo; uma forma de explorar as cavernas não tendo como prioridade a ciência mas sim a pura aventura de percorrer lugares ainda pouco acessíveis à maioria dos homens. Mas para os mais experientes o Caving e a Espeleologia são atividades únicas onde a ciência e adrenalina se fundem em uma só prática.
Os praticantes devem ter um bom preparo físico para suportar as longas jornadas dentro da caverna. Saber nadar, ter conhecimentos de auto-resgate, primeiros socorros e técnicas de descida e ascenção em corda são muito importantes. Necessitam de um treinamento introdutório onde são passadas informações básicas sobre as origens das cavernas, os animais, a identificação e formações dos espeleotemas (Estalactites, estalagmites, travertinos, cortinas, pérolas, escorrimentos, e muitos outros) sem falar dos perigos que habitam este mundo magnífico e ao mesmo tempo inóspito.

Equipamentos utilizados:
- Roupas reforçadas (compridas);
- Botas (confortáveis e com boa aderência);
- Lanterna de mão ou de cabeça com pilhas novas e pilhas de reserva;
- Capacetes;
- Gerador de carbureto;
- Equipamentos de técnicas verticais ( cordas, cadeirinhas, freios, blocantes, mosquetões, fitas, etc...);
- Mochila de ataque para levar seus pertences;



Os melhores locais para a prática do Caving são o PETAR em São Paulo, Bonito no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Minas Gerais.


Posted via web from Rosana Kamiya

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Serra Negra, em São Paulo, proporciona clima romântico aliado a belas paisagens

by Shigoto.com Agencia de Turismo
serranegra 1

Ao passear pelas ruas de Serra Negra, logo se vê que a cidade acolhe todo o tipo de visitante. Desde famílias com crianças que percorrem parques e sítios em busca de contato direto com a natureza e passeios lúdicos, ecoturistas que procuram trilhas e cachoeiras para praticar esportes radicais até casais que encontram no destino a calmaria e o romantismo que a estância cercada por montanhas proporciona.

Além de contar com uma rede hoteleira bem estruturada, a diversidade de turistas que circulam por Serra Negra reflete também a variedade de opções de programas e passeios que se pode encontrar na cidade. Apesar de o destino ser mais procurado durante o inverno, quando o comércio de malhas e artigos de couro está em alta, as atrações de esportes radicais e turismo rural podem ser aproveitadas o ano todo.

Localizada ao norte do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a Estância Hidromineral de Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista. A qualidade terapêutica de suas águas minerais e as inúmeras fontes de acesso público espalhadas pela cidade fez o município ficar conhecido como "Cidade da Saúde".

serranegra 2

História

Fundada em 23 de setembro de 1828, Serra Negra se situa no sopé do alto de uma montanha com altitude de 1.300 metros. A cidade leva esse nome porque na época da fundação a vegetação era muito escura e tal característica se tornou a referência mais forte do local para os que circulavam pela região.

serranegra 3

No início do século 18, muitos colonizadores procuravam terras nos locais cortados pelos caminhos que ligavam o litoral à região das minas de Goiás. Mas como o acesso a estas terras era difícil por causa das montanhas de cor negra, o povoamento só veio a acontecer nos idos do século 19, com Lourenço Franco de Oliveira, considerado o verdadeiro fundador da cidade.

De Bragança Paulista, sua cidade natal, ele decidiu sair pelos sertões com sua família e uma caravana de escravos até chegar a Mogi-Mirim, uma espécie de posto avançado da época, que ligava a sede da capitania de São Paulo às terras desconhecidas. Fixou residência na região que hoje leva o nome de Bairro das Três Barras.

Lourenço propôs aos moradores da região a fundação de uma capela, que foi erguida em nome de Nossa Senhora do Rosário do Rio do Peixe. Segundo a tradição, a imagem da santa foi vista perto de um velho tronco de árvore e a crença popular afirma que a Santa desejava não sair da companhia do velho tronco. E o povoado obedeceu ao desejo da Santa.

A concessão de Capela Curada a Serra Negra foi feita em 1828, a pedido de Lourenço Franco de Oliveira ao Bispo Diocesano de Mogi-Mirim, fato que originou a data de fundação da cidade. Serra Negra se tornou município em 24 de março de 1859, e mais tarde, foi elevada à categoria de Cidade, em 21 de abril de 1885.

serranegra 4  

O plantio de café em larga escala na cidade teve início em 1873, quando os lavradores deixaram de cultivar apenas cereais. A chegada dos imigrantes italianos para trabalharem nas lavouras de café em 1880 influenciou intensamente o povoado de Serra Negra, que até então tinha apenas costumes da tradição portuguesa em suas raízes.

No início do século 20, a cidade já contava com um ramal férreo da Mogiana (desativado em 1956), rede telefônica, luz elétrica, jornais, posto de saúde e um hospital, banco, teatro, cinemas e muitos estabelecimentos comerciais. Descobertas por Luiz Rielli em 1928, as fontes de águas minerais e radioativas ganharam fama e começaram a ser exploradas comercialmente. Em 1938, Serra Negra foi elevada à categoria de Estância Hidromineral e Climática.

serranegra 5

Atrativos

Passar dias reclusos no campo, percorrendo a rota de queijos e vinhos, tomar um banho de cachoeira e andar a cavalo são opções de lazer que estão acessíveis não só para quem se hospeda em hotéis fazenda. A vantagem é que dá para mesclar esse tipo de passeio com tardes de compras no centro comercial e ainda aproveitar para curtir o circuito de bares, cafés e restaurantes da cidade.

Há algumas festividades que têm se tornado freqüentes e recentemente foram integradas ao calendário oficial da cidade. Há dois anos acontece o Coreto Paulista, festival que promove apresentações de bandas sinfônicas e de coreto. No mês de julho, há um festival de inverno com diversas atrações musicais se apresentando pela cidade. Há ainda o Adventure in Serra, que promove um encontro de jeeps e motos na cidade e o Degusta Café, que reúne cafeicultores e promove eventos de degustação do produto. Em setembro, Serra Negra promove a sua Festa do Peão de Boiadeiro e um desfile de cavaleiros.
Conheça Serra Negra com a Shigoto.com Contato 11 3101-8193.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alto Paraíso /Chapada dos Veadeiros

Cheia de misticismo, Alto Paraíso é a porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros. Assentada em uma gigantesca placa de quartzo, a região é a união de várias organizações religiosas e muitas, mas muitas belezas naturais.
Quando você chegar à cidade já vai se sentir diferente. A simplidade das coisas e a incrível magia que o lugar exerce sobre as pessoas é bastante perceptível e torna o lugar especial. Também conhecida como a Cidade do Terceiro Milênio, Alto Paraíso oferece a oportunidade de equilíbrio espiritual e físico: não são poucas as opções de terapias alternativas na região!
Próxima a Alto Paraíso está o vilarejo de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com diversas cachoeiras, vegetação de cerrado, trilhas e atividades de aventura.

Mirantes do Baliza
Visite os Mirantes do Baliza, do Pouso Alto e o Morro da Baleia. A visão é deslumbrante! Também não deixe de visitar a belíssima Vila de São Jorge, com seu jeito alternativo e esotérico e seus muitos mirantes.

Terapias Alternativas
Faça uma das muitas terapias alternativas que há por lá, como massagens, aplicação de argila medicinal, sauna sagrada e terapias com florais do cerrado. É uma ótima oportunidade parar repor todas as energias!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Trata-se de um platô com mais de 1.000 m de altitude e 65 mil hectares de extensão, com cânions, corredeiras e cachoeiras, algumas especialmente belas, lagos de águas cristalinas e pedras coloridas, como a do Macaco, dos Couros, do Rio Cristal, do Poço Encantado, da Morada do Sol e do Salto do Rio Raizama. O lugar ideal para fazer caminhada em meio a inúmeras trilhas.


Vale da Lua
As formações lembram a paisagem lunar, com grutas e crateras permeadas de piscinas, esculpidas pelo Rio São Miguel A trilha tem cerca de 900 metros e é de nível fácil, mas procure acompanhamento de um guia.



Canyoning
Os melhores locais para a prática de canyoning são o Vale do Rio Macaco e o Cânion do Rio São Miguel. O primeiro é um complexo de cânions e cachoeiras com até 100 m de altura. O percurso passa por três delas e dura em torno de seis horas, com grau médio de dificuldade. O segundo tem sete cachoeiras, com trechos de natação, salto e tobogã – também dura em média seis horas, mas pode ser percorrido por iniciantes.

Jardim de Maytreia
Cartão postal da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytreia tem um visual deslumbrante, com um horizonte recortado de montanhas, campos de flores, veredas e buritis.

Artesanato
Os cristais extraídos das rochas da região predominam na produção do artesanato local. Há muitas lojas de objetos feitos com cristais e pedras como topázio, ametista, ágata e quartzo. Outras opções são arranjos feitos com flores, sementes e frutas, conhecidos como Flores do Cerrado. O melhor lugar para encontrar produtos típicos da região é a feira de artesanato realizada nos fins de semana ao lado do Centro de Atendimento ao Turismo.
Fonte:http://www.turismobrasil.gov.br

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Socorro - SP

Um paraíso do ecoturismo e do turismo de aventura encravado na Serra da Mantiqueira. Essa é a cidade de Socorro, integrante do Circuito das Águas Paulista, por possuir inúmeras fontes de águas minerais e propriedades medicinais. Além de todas as atrações naturais, a cidade ainda possui um considerável patrimônio histórico e cultural.
Outra coisa que merece destaque: o cuidado e o planejamento para as pessoas com deficiência. Numa iniciativa pioneira, o projeto Aventureiros Especiais, desenvolvido pela ONG Aventura Especial em conjunto com o Ministério do Turismo, criou diversas modalidades de turismo de aventura para esse público. Em decorrência dessas ações, outros projetos surgiram, como é o caso do projeto Socorro Acessível, que promoveu a adaptação de calçadas e edifícios públicos, proporcionando o acesso desses turistas com deficiência aos principais pontos da cidade. Essas iniciativas e a oferta de equipamentos adaptados para a prática do turismo de aventura deram um diferencial para Socorro, tornando-a assim uma referência no Brasil no segmento aventura especial.
Além do turismo de compra, o visitante tem acesso a uma vasta riqueza natural, onde é possível conhecer Centro de Turismo Rural Campo dos Sonhos e aproveitar o segmento de turismo de lazer, com várias modalidades de esportes radicais como o rafting, boia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, trike, etc.
Fonte: http://www.turismobrasil.gov.br


Bonito - Mato Grosso do Sul

Não é difícil fugir da obviedade do trocadilho: Bonito é realmente... deslumbrante! É um dos principais destinos de ecoturismo e do turismo de aventura do país. Seus atrativos são tantos e tão belos que fica quase impossível dar destaque só para alguns. Só para exemplificar, a cidade é conhecida pelas suas águas extremamente límpidas e pela fauna aquática diversificada. O contraste do colorido dos peixes com o verde intenso da vegetação proporciona um visual maravilhoso.
Lá você também pode fazer rafting, trekking, cavalgada, visitar cachoeiras, cavernas, fazer flutuação pelos rios da região, mergulho, rapel... Bonito tem também uma excelente estrutura turística e possui restaurantes e bares de ótima qualidade. Aliás, tudo lá é Bonito!

Boca da Onça
O roteiro mais conhecido de Bodoquena é o que leva à Boca da Onça, cachoeira com 156 m de altura. Começa por uma caminhada de 3 horas na mata e passa por mais de dez cachoeiras. Para chegar até a mais alta delas, há duas opções: em veículo 4x4 ou pela escadaria com mais de 800 degraus, esforço recompensado pela vista para o cânion do rio Salobra e os espaços para descanso, com piscina com peixes e rapel de 90 metros.

Abismo Anhumas
Após uma descida de mais de 70 metros, o aventureiro encontra um espelho d’água do tamanho de um campo de futebol com 80 m de profundidade. Além do rapel, pode-se fazer mergulho. O programa é recomendado para pessoas com boa resistência física, mas não há necessidade de experiência em rapel, pois o treinamento é feito um dia antes. Fazenda Anhumas: acesso pela estrada que leva ao Campo dos Índios, a 22 km de Bonito.

Lagoa Misteriosa
Boa dica para quem gosta de mergulho – impressiona pela profundidade, beleza e transparência das águas. A visitação exige a presença de um guia e contato com agência de turismo. Rio da Prata com suas águas cristalinas, é um dos melhores locais para flutuação e a observação de peixes. Para chegar até a nascente o visitante caminha por 1h em trilha de mata nativa. A flutuação começa na nascente do rio Olho d'Água, que desemboca no rio da Prata alguns metros adiante. O percurso de 2 km é acompanhado de dourados, piraputangas, piaus, pacus, corimbas e pintados. O local também é procurado para mergulho autônomo e batismo. Acesso pela BR-267, distante 50 km de Bonito, na direção de Jardim. Rio Sucuri Mergulho livre por 1.400 m a partir da nascente do rio de águas cristalinas e exuberante flora subaquática. Há passeios opcionais a cavalo, bicicleta ou quadriciclo. Acesso pela estrada que leva a São Geraldo, a cerca de 20 km de Bonito.

Aquário Natural (Reserva Ecológica Baía Bonita)
O aquário, em Bonito, é formado pela nascente do rio Formoso e tem águas cristalinas repletas de plantas exóticas e cardumes de peixes coloridos, que podem ser facilmente avistados pelos visitantes. Ideal para quem gosta de trilhas e flutuação. Oferece boa estrutura: tem bar, restaurante, minimuseu de história natural sobre ecossistemas locais e piscina aquecida para treinamento básico de mergulho livre. Na nascente do rio Baía Bonita a flutuação é feita num percurso tranqüilo de 800 metros. Já no rio Formoso dá para nadar, brincar em cama elástica flutuante e deslizar numa tirolesa. O caminho até lá é feito por uma trilha em mata preservada. Balneário Municipal de Bonito fica a 6 km da cidade e não precisa do acompanhamento de guia. As águas são cristalinas e o balneário possui estrutura com banheiros, lanchonete e sorveterias. Há quadras de vôlei, área de camping e churrasqueiras.

Buraco das Araras
Em Jardim fica o famoso Buraco das Araras, uma enorme fenda na qual se concentram centenas de araras vermelhas e outras espécies de aves. Gruta do Lago Azul tombada como patrimônio natural, fascina pela beleza das esculturas naturais esculpidas em suas pedras. Formada por rocha calcária, tem 87 m de profundidade, 120 m de largura e um lago com águas de azul profundo. Localizada na Fazenda Anhumas, a 22 km de Bonito, oferece pela manhã um espetáculo de rara beleza: entre 7h30 e 9h30 os raios de sol invadem a caverna e se refletem na água, deixando-a cristalina. Além de paradisíaco, o lugar é um sítio pré-histórico, no qual mergulhadores brasileiros e franceses descobriram, em 1992, fósseis de animais com cerca de 10 milhões de anos. O acesso ao local é feito por uma escadaria rústica e íngreme – com mais de 200 degraus irregulares e sem corrimão.

Jardim
O município de Jardim fica a 75 km de Bonito e integra o complexo turístico da Serra da Bodoquena. Há vários balneários nas proximidades da cidade. A maioria se encontra em propriedade particular, com boa estrutura de hospedagem e alimentação. Os passeios incluem trilhas, banhos e, em alguns casos, flutuação.
Fonte: http://www.turismobrasil.gov.br

sábado, 2 de janeiro de 2010

Documentação para Passaporte Comum - Padrão ICAO

passaporte verde passaporte azul1

Importante!
Se o requerente for menor de 18 anos clique aqui para obter mais informações.

O interessado na obtenção do Passaporte Comum deve ser Brasileiro nato ou naturalizado, procurar quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal e apresentar em original os seguintes documentos (Decreto 1983/96, com redação dada pelo Decreto 5978/06): (conforme legislação, outros documentos poderão ser exigidos havendo fundadas razões)
1.0 Documento de Identidade, para maiores de 12 anos; Observação: Podem ser aceitos como documento de identidade:
a)cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública;
b)carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
c) carteira de identidade expedida por comando militar,
ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
d) passaporte brasileiro anterior;
e) carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);
f) carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei;
g) carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
1.1 - ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es);
1.2 - A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).

1.3 - A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade;

1.4 - O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente;
2.0 - Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral;

3.0 - Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;

4.0 - Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

5.0 - Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido. Obs: O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa;

6.0 - Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
6.1 - O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigração estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportação), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Com este gesto, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte, pois esta acarreta providências inúteis do DPF visando à recuperação do documento;
6.2 - Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, deverá ser preenchida e apresentada a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem;
7.0 - Apresentar CPF:
7.1 - do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado;
7.2 - de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos.
Observações:
1 - A Igualdade de Direitos concedida a portugueses não é suficiente para obtenção de Passaporte, sendo necessária a naturalização;
2 - Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados;
3 - Havendo justificadas razões outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora.
4 - Para fins de identificação biométrica, o servidor do DPF procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios.
5 - Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura.
Fonte: http://www.dpf.gov.br/